quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve Jorge!


Padroeiro da Inglaterra, Portugal, Grécia, Sérvia, Canadá, dos soldados, dos escoteiros e dos corintianos, São Jorge tem um grande número de fiéis no Brasil, tanto que seu dia, comemorado em 23 de abril, tornou-se feriado no estado do Rio de Janeiro.
O mito se originou nas atuais Síria ou Turquia, em algum momento entre os séculos II e III. De lá, a devoção ao santo se espalhou pela Itália. Mas só chegou ao restante da Europa por volta do século V, acompanhando as rotas de peregrinação.
Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não aguentou assistir calado às perseguições aos cristãos ordenadas pelo inclemente imperador Diocleciano.
Considerando-se traído, o imperador condenou o guerreiro às mais terríveis torturas. E Jorge conseguiu vencer a todas elas. Suportando uma dor atrás da outra, ele enfrentou as lanças dos soldados, permaneceu firme sob o peso de uma imensa pedra, obteve a cicatrização imediata das navalhadas que recebeu e resistiu ao calor de uma fornalha de cal.
A cada vitória sobre as torturas, Jorge ia convertendo mais e mais soldados. O imperador, contrariado, chamou um mago para acabar com a força de Jorge. O santo tomou duas poções e, mesmo assim, manteve-se vivo.
O feiticeiro juntou-se à lista dos convertidos, a exemplo da própria esposa do imperador. Estas duas últimas "traições" levaram Diocleciano a mandar degolar o ex-soldado em 23 de abril de 303.
Conta-se ainda que o bravo militar matou um dragão para salvar a filha do rei de Selena e todos os habitantes desta cidade da Líbia.
Oração a São Jorge
"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem, tendo mãos, não me peguem, tendo olhos, não me vejam, nem em pensamento eles possam me fazer mal.Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça.
Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que, debaixo das patas de seu fiel cavalo, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito.

São Jorge, rogai por nós".

Nenhum comentário: