quinta-feira, 4 de março de 2010

São Casimiro


Foi um príncipe, filho do Rei da Polônia. Praticou de modo especial a bondade com os pobres. Tinha grande devoção a Nossa Senhora.
Apesar de rodeada de todo o conforto, a vida de São Casimiro foi acompanhada de severas penitências incomuns entre os homens. Trazia sempre consigo um cilício para castigar o corpo e cada semana dedicava alguns dias ao jejum. Ao sono eram reservadas poucas horas e, embora lhe tivesse à disposição um leito que em comodidade nada deixava a desejar, Casimiro escolhia de preferência o chão para o repouso do corpo.
Mesmo sendo patrono da juventude da Lituânia, o santo de hoje é modelo para todas as idades. Seu nome significa 'comandar'. De fato, com a graça de Deus e muito esforço, foi comandando ao longo de sua vida, todo o pensar, todo falar, todo o querer para Deus. De família católica, Casimiro nasceu no ano de 1454. Com a ajuda da oração, da penitência, da direção espiritual e até do Papa do seu tempo, ele pôde discernir que seu chamado nao era suceder o seu pai. Renunciou ao trono, mas não deixou de ser solidario à realidade paterna, às necessidades do reino, sendo braço direito no governo do seu pai.Teve toda uma vida de ascese e sacrifício, sendo modelo para a juventude.Faleceu com apenas 26 anos. Morreu de tuberculose no ano de 1484. Sua festa é comemorada no dia 4 de março.Passados 120 anos de seu enterro, foi aberto o túmulo e encontrou-se seu corpo incorrupto. Nem sequer seus vestidos haviam deteriorado-se. Sobre seu peito foi encontrada uma poesia à Santíssima Virgem.
São Casimiro, rogai por nós!

Nenhum comentário: