
A geometria fractal é o ramo da
matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria

clássica, e foram aplicadas em
ciência,
tecnologia e
arte gerada por
computador. As raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.

Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de
escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou

iterativo.
O termo foi criado em
1975 por
Benoît Mandelbrot, matemático
francês nascido na
Polónia, que descobriu a geometria fractal na
década de 1970 do
século XX, a partir do adjetivo
latino fractus,

do
verbo frangere, que significa
quebrar.
Vários tipos de fractais foram originalmente estudados como objetos matemáticos.
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