quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

hoje fui...



Tudo começou com um e-mail, enviado a 300 pessoas, com o seguinte enunciado: “Complete a frase: sozinho (a) no meu quarto, eu…”. A partir das respostas, a artista visual Elisa Pessoa criou “1/4”, uma videoinstalação que combina projeções de vídeo e cenografia. Contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010, a obra será apresentada ao público a partir de 19 de fevereiro na Galeria Mário Schenberg, no Complexo Cultural Funarte São Paulo.Dentro de um espaço de 4x4x3cm, a artista cria um ambiente que reproduz o interior de um quarto. Através de sensores e a partir da presença do espectador e da forma como ele se desloca e interage com o ambiente, as cenas se desenvolvem.
Como se dá a relação entre uma imagem e o espectador? O que acontece se o observador interagir com a personagem virtual? Ao trazer à tona essas questões, Elisa Pessoa retira o espectador de sua posição passiva e oferece a ele uma experiência única de interação com uma personagem virtual. Mesmo que o visitante não faça movimentos ou emita sons, ele será percebido e, de alguma forma, estará interferindo nas cenas.
Elisa Pessoa nasceu e vive no Rio de Janeiro. Estudou Ciências da Educação e Artes Plásticas na Universidade de Paris 8. Em 1997, iniciou seu trabalho com fotografia e super8. Durante oito anos, trabalhou em dupla com a bailarina e artista Celina Portella. Realizou exposições em galerias no Brasil e no exterior. Em 2009, foi residente por três meses no Centro Les Recollets, com a bolsa de Artes da Prefeitura de Paris.
“1/4”
Contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010
Abertura da exposição: 19 de fevereiro, às 11h
Horário de visitação: de segunda a domingo, das 14h às 22h (até 24 de abril)
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Mário Schenberg – Alameda Nothmann, 1058 –
Campos Elíseos – São Paulo – SP (entrada gratuita)
Informações: (11) 3662 5177



Nenhum comentário: