domingo, 5 de junho de 2011

hoje fui...

 
Em exposição no Centro Cultural Fiesp. A mostra, com curadoria compartilhada pela Municipalidade de Sainte-Croix (Suíça) e pelo historiador Lucas Bittencourt, apresenta ao público a vocação da cidade para a mecânica de precisão, bem como a passagem do trabalho artesanal para o trabalho industrial, materializados nas caixas de música e nos autômatos.

Pela primeira vez no Brasil, a exposição está estruturada em três núcleos temáticos: História, Música e Autômatos.


O primeiro tem caráter introdutório e situa geograficamente a comunidade de Sainte-Croix, em sua montanhosa região de invernos rigorosos que marcaram a vida cotidiana do local. Neste núcleo será contada rapidamente a história daquela região, focando o desenvolvimento das técnicas de mecânica de precisão, como a relojoaria e as primeiras caixas de música.


Já no segundo núcleo está centrada a longa tradição desenvolvida em Sainte-Croix e em sua excelência para a criação de mecanismos de música. Em sua criação, as caixas de música necessitavam de caixas de madeira que melhor ecoavam suas melodias e, por conta disso, um delicado e preciso trabalho de marchetaria foi desenvolvido.
 
Por fim, o terceiro e último núcleo incluirá desde pequenos autômatos musicais, como os pássaros cantores, aos autômatos tradicionais de Michel Bertrand, marcados por sofisticados movimentos que emulam truques mágicos, pierrôs escrevendo cartas e equilibristas mostrando seus talentos.

*Caixas de música de uma riqueza impressionante, a forma que elas são feitas então é de ficar de queixo caído com a precisão e riqueza de detalhes. As marionetes são uma atração à parte.Vale a pena ver. 

Nenhum comentário: