terça-feira, 18 de agosto de 2009

O dia da televisão


A primeira transmissão televisiva foi feita em 26 de fevereiro de 1926, pelo escocês John Logie Baird, considerado o pai da televisão. Ele apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.
No entanto, não é nesta data, dia 26 de fevereiro, que se comemora o dia da Televisão, e sim, em 11 de agosto, dia do nascimento de Santa Clara, considerada a padroeira da Televisão.
Segundo a lenda, em 1252, um ano antes de sua morte, Clara teria tido uma visão que foi considerada o "primeiro programa de TV" da história. Era noite de Natal, e como ela estava muito doente não pôde acompanhar as irmãs nas celebrações pela data. Ao retornarem, Clara descreveu detalhadamente o que ocorrera na missa, como se estivesse presente. Reza a lenda que ela viu e ouviu tudo como se tivesse um televisor no quarto.
A Carta Apostólica que nomeia Clara como a padroeira da televisão cita a lenda e justifica o título com a frase "para que essa invenção (a TV) seja protegida por uma direção divina, para evitar males e promover seu uso correto".

Na tela da TV e no meio desse povo... o resto vocês já sabem. Plim Plim.
(sou eu na tv gente!!! foto enviada por um fã.)

Nenhum comentário: