domingo, 27 de março de 2011

Aconteceu...virou manchete.

domingo, 27 de março de 2011

Drama e comédia marcam apresentações no Teatro Metrópole

Tema sobre HIV e texto inspirado na Obra de José de Alencar emocionam e divertem o público em Taubaté

Guia Tabaté
Guia Taubaté
Os atores Sidney Bretanha e Edson Cacimiro 
Na Dobradinha Cultural, o público lotou o Teatro Metrópole na noite deste sábado, 26 de março, e se emocionou com o tema sobre HIV do monólogo Xeque-Mate. Depois deu boas gargalhadas durante espetáculo Iracemo, inspirado no livro Iracema, de José de Alencar.

Como em um jogo de xadrez e com poemas de Fernando Pessoa, o ator Sidney Bretanha mostrou os sentimentos e as angustias de uma família atingida pelo vírus HIV. No palco os personagens sociais envolvidos no tema são apresentados como no jogo de tabuleiro. O Bispo representa os travestis e prostitutas, a rainha é a esposa que adquire o vírus por meio do marido, o cavalo é o filho dependente químico, que além de conviver no mundo das drogas tem que administrar a doença, o rei é o esposo infiel e por último como o filho, único sem a doença na família, a torre sofre com as conseqüências e atos de todos ao ser redor.

Sidney revela que a concepção do espetáculo surgiu por meio de entrevistas e conversas com diversas pessoas que convivem com o vírus, sendo doentes ou familiares e assim percebeu que poderia fazer um jogo com o tema. “Na hora que pensei em jogar, percebi que tinha um jogo de xadrez na minha mão”, revela o ator.

Depois de refletir e sentir o embate da doença na vida de uma família, o público terminou de forma descontraida com a estréia do monólogo Iracemo, interpretado pelo ator Edson Cacimiro.

No palco, Cacimiro reverteu a tensão do primeiro espetáculo e contou, de forma irreverente, a história da índia que se apaixona por um português.

“A idéia é começar com um drama, mas terminar com uma comédia para o público sair aliviado e dar um refresco”, explica Edson.

Os dois espetáculos são recomendados para estudante e pré-vestibulandos, já que os textos são inspirados em autores clássicos da literatura.

Nenhum comentário: