quarta-feira, 6 de abril de 2011

Acabo de ler...

          O jornalista Eduardo Bueno, narra, em "A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO" - primeiro volume da coleção Terra Brasilis - uma das maiores aventuras jamais experimentadas pelo homem. Esta história, que durante tanto tempo nos foi contada como como mero punhado de nomes e datas a decorar, é agora desvelada como uma saga apaixonante, em que homens precisaram vencer seus limites na busca de um novo mundo.
O leitor encontrará respostas às questões acima e muitas outras extremamente reveladoras da vida cotidiana a bordo das caravelas de Cabral. Questões que até hoje eram conhecidas apenas de poucos especialistas. Eduardo Bueno nos faz descobrir novas e surpreendentes tramas em uma história que julgávamos conhecida. Com seu texto bem-humorado, repleto de casos pitorescos, ele nos apresenta um apaixonante épico - o descobrimento do Brasil.

Trecho:
"1.500. A armada chefiada por Pedro Álvares Cabral depara-se com mantos de ervas flutuantes balançando nas águas translúcidas do oceano. Sinal inequívoco da proximidade de terra. Após 44 dias ao mar e sete mil quilômetros, os 1.350 homens, espalhados por doze embarcações (a décima terceira fora engolida pelo mar pouco depois da partida de Lisboa), acotovelam-se à mureta das naus. "Terra à vista!" O grito longamente aguardado pode enfim ecoar. O cume de um grande monte, "mui alto e redondo", é vislumbrado. E o Brasil, descoberto."

Nenhum comentário: