segunda-feira, 4 de abril de 2011

Hoje fui ao teatro ver...


O Grupo Nohgátikus com o espetáculo “Ponto de Partida”, adaptação de peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri.
Com direção de Pedro Braga, o grupo utiliza formas e princípios orientais do Teatro Noh para montar um texto brasileiro da década de 70. Além disso, discute os limites da criação artística do Japão medieval e o Brasil deste período.
Parábola da morte de Vladimir Herzog em 1975, “Ponto de Partida” fala do corpo de um poeta que pende de uma árvore na praça de uma aldeia medieval.
A morte de um homem perturba toda a população, pois ninguém acredita que na hipótese de suicídio. Inicia-se então um inquérito para saber se foi suicídio ou assassinato. Por meio de uma fábula trágica, Guarnieri discute temas como os mecanismos de ação do poder e a potência transformadora da arte e da luta pela liberdade.
Com dois anos de existência e pesquisa vertical no campo das artes cênicas, o Grupo Nohgátikus já produziu duas peças: ‘Anima’ (2009) e ‘Ponto de Partida’ (2010). Surgido através da união de artistas provenientes de três escolas de teatro, o Departamento de Artes Cênicas da USP, o Instituto de Artes da UNICAMP e a SP Escola de Teatro.

Nenhum comentário: